A construção civil é uma das indústrias do mercado que mais está explorando a transformação digital, através da indústria e tecnologia 4.0, visando o aumento da produtividade dos seus canteiros. A A-VAL, a Alexa da Construção Civil, é a primeira assistente virtual do mundo, com inteligência artificial (IA) que auxilia na gestão de obras.
Em outras palavras, a A-VAL é uma ferramenta de gerenciamento dos canteiros de obra que usa a tecnologia de IA para ajudar as equipes a serem mais eficientes e a tomar decisões mais assertivas e baseadas no que está sendo produzido.
Ela monitora, com detalhes, os dados de construção em tempo real e fornece insights valiosos para ajudar a identificar problemas antes que eles aconteçam, o que resulta em maiores economias de tempo e dinheiro. A A-VAL nasce com o ideal de automatizar processos que demandavam muito tempo do ramo construtivo, e resolver com facilidade esses problemas.
Funcionando como a Alexa, só que voltada para a gestão de obras, a A-VAL está causando impactos positivos, e reais, no mercado da construção civil com a sua simplificação do fluxo de ações, comunicações, e tomadas de decisão dentro dos canteiros. Quer saber um pouco mais sobre a revolução que ela está causando? Falaremos mais a seguir.
Como a A-VAL foi desenvolvida?
Mesmo na era da tecnologia da informação, uma das maiores dificuldades na gestão de obras das construtoras e incorporadoras atuais ainda é ter informações consistentes, simples e em tempo real sobre aquilo que está acontecendo no canteiro de obra. Afinal, um princípio importante de gestão é que não se gerencia aquilo que não se mede.
No dia a dia das obras ainda é muito comum vermos gestores sem uma visão clara de onde estão os seus desperdícios, quais atividades estão atrasadas e quais as prioridades eles devem focar para atingir os objetivos de prazo, custo e qualidade dos canteiros.
Historicamente, as construtoras enfrentam dificuldades para realizar coleta de dados, e utilizá-los em prol do seu trabalho. De acordo com dados do relatório da Mckinsey & Company de 2019, apenas 8% dos canteiros de todo o mundo tomam decisões baseadas em dados em tempo real.
Sendo que, desses poucos dados gerados, 90% não são estruturados e não contribuem efetivamente para a obra, o que contribuem diretamente para problemas em prazos, custo e qualidade na entrega dos canteiros.
Sendo assim, a Agilean identificou, em diferentes pesquisas, que o mercado da construção civil precisava de uma ferramenta que trabalhasse com a coleta e gerência de dados, ajudando a otimizar os processos em obras e que pudesse fazer com que as equipes se comuniquem de forma mais clara e eficientes, com troca de informações em tempo real.
Para resolver esse desafio tecnológico, foi preciso adquirir conhecimentos em tecnologias avançadas sobre inteligência artificial. Para isso, foi submetido a ideia dá AVAL a um edital de inovação, o edital Funcap – Inovafit Fase 2/2018, à instituição de fomento à inovação Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Nesse edital, foi firmada parceria para ser desenvolvido, junto ao meio acadêmico, um projeto pioneiro para a indústria da construção civil. Tamanho a inovação do projeto, a chatbot com inteligência artificial foi contemplada pela instituição.
Foram realizados estudos em laboratório de algoritmos de otimização e de envio de dados, onde simulamos mais de 10.000 cenários de obras e possibilidades de decisão para a chatbot. A inteligência da A-VAL foi interligada à plataforma de gestão de obras da Agilean, e na ferramenta de comunicação do WhatsApp.
Agora, basta um usuário da Agilean questionar algo para a chatbot, pelo WhatsApp, sobre sua obra, que ela pesquisa em “sua memória”, a resposta baseada em dados do canteiro, e responde rapidamente ao cliente.
Impactos que a A-VAL causa no ramo da construção
Pioneira no mercado, a Alexa da Construção Civil realiza, em segundos, atividades que antes tomavam uma grande parcela de tempo das equipes de gestão de obra no campo da construção civil. Com ela, as equipes de construção conseguem ter também acesso a treinamentos e dicas práticas de gestão de obras, o que gera ganhos significativos de tempo e dinheiro economizados.
Devido a sua gestão inteligente de dados, a A-VAL consegue fazer uma análise completa do cenário do canteiro de obras, direcionar recursos para o que realmente importa, além de elaborar os planejamentos de forma mais assertiva. A assistente intercala diferentes tecnologias em um só lugar e automatiza processos que demandam muito tempo.
Com o uso da assistente virtual, por exemplo, conseguimos ter 2x mais aderência ao planejamento na execução das obras e aumento de 15% em produtividade. Por isso, a agilidade na resolução das atividades fornece uma economia de até 10% do custo total de uma obra.
O uso da plataforma tem um retorno sobre o investimento altíssimo da ordem de 30 – 50x o valor investido na solução.
Pela sua simplicidade no uso, por estar vinculada ao WhatsApp, ela acelera a distribuição de informação dentro do canteiro de obra, agilizando o acesso a processos e garantindo a resolução rápida de eventuais problemas.
A automatização, em formato de assistente virtual, fomenta uma conexão e troca de informações de ponta a ponta entre áreas de planejamento, execução, monitoramento e validação de serviços pela qualidade, democratizando os dados para todos os funcionários da construtora e favorecendo a melhor qualidade na entrega das obras.
Sustentabilidade
A sustentabilidade tem se tornado uma pauta constante nos ambientes de negócios pelo mundo. No mercado da construção civil, não é diferente. A assistente virtual ocupa um lugar de destaque quando se fala da aplicação de políticas ESG. Ela pensa em questões ambientais, sociais e econômicas do canteiro de obras.
Para se ter uma ideia, dados da Global Alliance for Buildings and Construction indicam que, em 2019, o setor foi responsável por 38% das emissões globais de gás carbônico (CO2). Mas, segundo o mesmo levantamento, a construção civil já começou a utilizar soluções para reduzir esses números.
- Ambiental: Reduzir o impacto ambiental e pensar questões sociais devem ser uma das maiores prioridades da construção. A A-VAL possui a responsabilidade de trabalhar para evitar retrabalhos, situações que geram entulhos, improdutividades, o uso do papel e outros tipos de desperdícios que antes demoravam muito para serem identificados.
- Social: A assistente democratiza o acesso à informação, fazendo com que todos os envolvidos estejam cientes do seu papel dentro do canteiro, gerando uma inclusão e engajamento maior de todos. Além disso, ela ajuda na segurança do trabalho, alertando os trabalhadores quando são identificadas não conformidades nos procedimentos de segurança da construtora.
- Econômico: Com a ajuda da inteligência artificial, temos ganhos aferidos em relação aos custos dos empreendimentos que conseguem ter pelo menos 10% de redução nos custos globais de produção. Assim, contribuindo para a sustentabilidade econômica do setor construtivo.
Como implementar?
Para implementar a A-VAL, e ter suas ferramentas à disposição, é necessário estar utilizando a plataforma de gerenciamento de obras Agilean, tendo em vista que sua funcionalidade é integrada. A assistente é responsável por receber as demandas dos clientes, por meio do WhatsApp, e gerar uma resposta baseada nas informações da obra.
Sendo assim, os custos para aquisição e utilização das construtoras é baixo, tendo em vista que os funcionários necessitam apenas de ter um dispositivo que se comunique com a internet e tenha o WhatsApp instalado. A assistente virtual é adaptável ao uso em distintos portes de obras.
Como incremento na assistente, para um futuro próximo, a Agilean pretende fazer com que a chatbot deixe de fazer apenas gestão de obras, e se conecte com um número ainda maior de setores em uma empresa, avançando para gestão de projetos e gestão de pessoas, como outras áreas que também são importantes no desenvolvimento de uma obra.
A-VAL em ação
Grandes construtoras de todo o país já estão utilizando a tecnologia da A-VAL. A Plano & Plano, grande construtora de apartamentos de São Paulo, escolheu algumas obras para começar a utilizar a solução, fazendo um projeto-piloto para enxergar como seria nas 40 obras que estão em andamento.
Mesmo com pouco tempo de atuação conjunta, foi possível perceber melhorias que destacam:
- Grande velocidade nas reprogramações;
- Dados em tempo real: as informações que antes só apareciam uma vez por mês, estão disponíveis a todo instante, a cada medição feita dentro da obra;
- Centralização das informações: ao trabalhar com dashboards tudo fica centralizado em uma única tela, na qual conseguem enxergar todas as obras em andamento;
- Redução da carga operacional;
- Melhora no nível de informações entregue aos gestores: Em tempo real os gestores acompanham se há algum desvio;
- Maior aderência ao cronograma;
- Maior assertividade nos prazos.
Também em São Paulo, a Maximo Aldana Construtora e Incorporadora, no mercado há mais de 20 anos, constrói obras residenciais, comerciais, hospitalares e corporativas, e também está usando a A-VAL. Em pesquisa realizada, os gestores da Maximo afirmam que nesse período conseguiram:
- Grande economia com a plataforma;
- Antecipação do prazo de obras com a solução;
Em Marília, a Tack Incorporadora faz apartamentos de médio padrão e utiliza o chatbot para gerenciamento de terceirizados em quatro obras que estão em andamento. Agora, de maneira ágil, orçamentos, o controle da qualidade, análise de valor agregado, gastos e informações em tempo real sobre a execução, estão a disposição.
Assim, o planejamento e as análises de cenário ficaram mais assertivas e rápidas. Os recursos também são direcionados para o que realmente importa.
Por fim, você ficou interessado em saber como a A-VAL pode te ajudar também na gestão das suas obras?
Clique no link abaixo e agende agora um bate-papo com um dos nossos especialistas: