Tecnologias permitem que a Dimas tenha um planejamento eficiente em meio à pandemia

Dimas Construções: planejamento eficiente em meio à pandemia

A Dimas Construções é uma empresa que prioriza o conforto, tecnologias inteligentes e o respeito ao meio ambiente em todos os seus projetos, além de ser bastante adepta às inovações na construção civil. 

Seu compromisso com os clientes e o alto padrão de seus imóveis são referência de qualidade e credibilidade no mercado. As certificações ISO 9001 e Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) Nível A comprovam o foco na qualidade de seus empreendimentos e satisfação dos clientes.

Há 8 anos a Dimas Construções investe fortemente em inovações para refinar seus processos internos e de vendas. A empresa utiliza ferramentas de gestão, técnicas de Design Thinking e tecnologias como o BIM, realidade aumentada e realidade virtual. Hoje, a Dimas é uma empresa de tecnologia que constrói.

Focada no segmento de classe média alta, a empresa chegou em um novo patamar com os lançamentos da linha D/. Com obras maiores, mais complexas e com tecnologia agregada, a empresa deixou sua marca na Grande Florianópolis.

O sucesso da empresa passa pela constante busca do fit com o cliente e a eliminação de processos e tarefas que não capturem valor para o negócio, público e o segmento, tornando a empresa cada dia mais enxuta, ágil e rentável.

Inteligência para um planejamento eficiente 

Com a paralisação das atividades e incertezas devido à pandemia, a Dimas teve que fazer o replanejamento de suas obras de maneira consecutiva. Nesse contexto, a automatização do planejamento junto a utilização da inteligência artificial foram essenciais para o ganho de velocidade e eficiência nesse processo. 

A Dimas conseguiu criar e simular vários cenários de contingência, fazendo todo o processo de reprogramação de 7 torres em menos de uma hora, além de se preparar para o retorno das atividades e ajustar todo o seu planejamento financeiro e orçamentário.

Na prática, com o retorno das atividades, os gestores da obra já tinham em mãos um planejamento eficiente, com a reprogramação das obras, atualização da mão de obra e materiais necessários e os dashboards para a análise atualizados, promovendo a agilidade da produção e mitigando os impactos da paralisação das obras devido a Covid-19.

Otimização e digitalização da gestão dos terceirizados

Por trabalhar com grande parte de sua mão de obra terceirizada, uma dos principais desafios para a Dimas era otimizar a gestão dos empreiteiros e promover o alinhamento entre as tarefas planejadas para o período e as tarefas em execução pelas equipes terceirizadas. 

Hoje, com o Agilean, de maneira simples e integrada com o planejamento, os terceirizados conseguem ter acesso às suas tarefas, indicando o seu início e término, diretamente no canteiro com o uso do das estações Agilean. Trata-se do que chamamos de auto-apontamento da produção, resultando em cálculos de indicadores referentes ao prazo, custo, qualidade e produtividade da obra em tempo real.

Além disso, nos canteiros da Dimas há um grande empenho das equipes de gestão em garantir a qualidade dos serviços e evitar os desperdícios devido à retrabalhos. Visando atingir esses objetivos, antes da transformação digital em seu canteiro, a empresa tinha uma grande carga operacional para garantir o alinhamento entre as inspeções de qualidade e as medições liberadas para os empreiteiros. 

Hoje, com o uso do Agilean, após a indicação da conclusão do pacote de trabalho, os responsáveis pelas inspeções de qualidade recebem notificações automáticas, em seus smartphones, já com a ficha de inspeção, referente ao pacote concluído, aberta para preenchimento em nossa plataforma digital.

Caso seja apontada alguma não conformidade, as equipes de produção têm a medição da atividade retida e, antes de avançarem para a próxima tarefa, recebem um alerta para retornar ao pacote anterior e corrigir o problema. Após a correção e re-inspeção pela qualidade na plataforma, o serviço é medido e liberado para pagamento.

Implantação do Agilean na Dimas Construções

Pioneira no uso do Agilean em Santa Catarina, a Dimas Construções obteve um grande engajamento no uso da ferramenta por seus gestores e times de produção. Durante a implantação do sistema, foram realizados treinamentos de forma remota com a equipe da empresa dentro da metodologia e jornada de ativação de clientes desenvolvida pela equipe de experts em gestão de obras do Agilean.

Após a fase de implantação, o time da Dimas avançou para a integração do Agilean com o Sienge, passando a visualizar, a cada segundo, os impactos da produção nos principais indicadores de sucesso de seu negócio, enxergando oportunidades de melhoria e projeções financeiras detalhadas para cada empreendimento. 

Hoje, o Agilean já está digitalizando e alavancando a produtividade de todos os canteiros na Dimas Construções, conforme explica a Gerente de Obras da Dimas, Natália de Dios:

“Com o Agilean tenho todas as informações de custo, qualidade e execução na palma da minha mão, e consigo destinar meu tempo para trabalhar em inovações e melhorias na produção.”

Impactos no negócio com a implementação do Agilean

  • Ganhos de até 10% do custo das obras
  • Integração total entre as áreas de planejamento, execução e qualidade
  • Decisão mais assertiva com indicadores em tempo real
  • Replanejamento otimizado e com análises de riscos.

Confira o case completo Dimas Construções:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin