Case Agilean: tecnologia e Lean Construction na C.Rolim Engenharia

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Antes da adoção do Agilean, a C.Rolim Engenharia buscava uma ferramenta que pudesse unir tecnologia com a metodologia do Lean Construction. O objetivo era otimizar os seus controles com foco principal em eliminar os desperdícios existentes no fluxo de produção.

Isso foi possível com a adoção do Agilean, que é a solução pioneira em levar o Lean Construction do plano estratégico de produção até a operação no canteiro. 

Hoje, com o auxílio das estações Agilean, as equipes apontam a sua produção de forma automática e sinalizam para os gestores da sala técnica, em tempo real através de notificações no Agilean App, as paradas na produção ou a sua iminência. 

Dessa forma, a construtora conquistou uma integração direta entre o canteiro e a gestão da obra, reforçando e viabilizando o princípio de transparência e de melhoria contínua do Lean Construction. Confira como foi a implementação do Agilean na companhia.

Lean Construction e os desafios da construtora

A C. Rolim Engenharia tem no seu DNA a evolução contínua através dos seus processos e empreendimentos. A construtora, referência na adoção do modelo Lean Construction no Brasil, conta com diversos empreendimentos de alto padrão, executados com qualidade e sustentabilidade.

Com a visão de construir sem destruir, a C.Rolim Engenharia foi a primeira empresa do Ceará a ser certificada com o ISO 9000, em 1998. Além de ser a pioneira a ter empreendimentos com selo “Green Buildings”, certificando seu empreendimento Paço das Águas na categoria Silver, na versão Leed-CS 2009.

Eleita a construtora do ano por três vezes seguidas (2016, 2017 e 2018) pelo Sinduscon-CE, ela coleciona diversos prêmios, como: 

  • 3º Lugar Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2016 (Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento);
  • Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2016 (Categoria Empresa);
  • 3º Lugar Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2012 (Categoria Pesquisa Filosofia Lean);
  • entre outros.

No canteiro de obras, a construtora já tinha como objetivo a implementação da filosofia do Lean Construction e já era considerada uma empresa referência na aplicação desta metodologia. Pensando nisso, a adoção do Agilean, apesar de desafiadora, foi bem compreendida no canteiro, levando a transformações e um planejamento entendido por todos.

Anteriormente, a C. Rolim Engenharia aplicava o Lean Construction na gestão de obras, e já utilizava a Linha de Balanço em seu planejamento de longo prazo, porém com o uso do excel. 

Com a adoção do Agilean, o excel foi substituído pelo software, otimizando o tempo de planejamento e possibilitando flexibilidade no planejamento das atividades, criação de cenários, dimensionamento das equipes e assertividade de cronogramas.

Como um dos princípios da C. Rolim Engenharia, a evolução contínua está fortemente presente em seus processos de gestão. Um dos grandes desafios enfrentados pela empresa antes de adotar o Agilean era a gestão de indicadores, pois as informações não eram compiladas em tempo real e em um único local. 

Com a ferramenta, os dados da sua produção são gerados de forma automática, e compilados a cada segundo nos dashboads do Agilean, garantindo precisão das informações e assertividade na tomada de decisão

Agilean na prática

A C.Rolim Engenharia foi a primeira empresa a adotar o Agilean, em 2018, com o foco de proporcionar uma melhoria em seu processo de planejamento das obras, aumentar a produtividade e o controle de qualidade das atividades no canteiro, sempre mantendo os princípios e conceitos já existentes do Lean Construction em toda a empresa.

Atualmente, a solução está na terceira obra da empresa e foi totalmente validada pelo time de especialistas em gestão da C. Rolim Engenharia, uma empresa que é referência no mercado nacional e internacional na aplicação dos conceitos do Lean Construction. 

Confira o depoimento da engenheira Angela Saggin, gerente técnica da C.Rolim Engenharia, sobre a sua experiência com o Agilean:

“Eu sempre fui uma das maiores entusiastas e comprei logo a ideia do uso Agilean nas obras. O Agilean me relembrou a importância de discutir e entender conceitos básicos da elaboração de uma linha de balanço, como a rede de predecessoras e o dimensionamento das equipes, além de trazer uma flexibilidade no planejamento das atividades e na criação de cenários. Algo que no excel poderia levar várias horas de tentativa, erro e retrabalho. Com o Agilean, conseguimos simular em poucos minutos. A ferramenta otimizou o nosso tempo, melhorou a análise crítica no processo de elaboração da LB e ajudou a melhorar a qualidade do nosso planejamento de longo prazo.”

Resultados 

  • Redução de 45% do tempo das rotinas de planejamento e controle da produção.
  • Digitalização e integração total entre as áreas de planejamento, qualidade e execução.
  • Monitoramento de indicadores da produção em tempo real.
  • Reforço e otimização das práticas do Lean Construction nos canteiros.