Home

/

/

Gestão de obra 360: qual a sua importância?

Gestão de obra 360: qual a sua importância?

André Quinderé
31 de outubro de 2022
3 min

Mesmo na era das tecnologias 4.0, uma das maiores dificuldades na gestão de obra das construtoras e incorporadoras atuais ainda é ter informações consistentes, simples e em tempo real sobre aquilo que está acontecendo no canteiro de obra. Dessa forma, a gestão de obra 360 aparece como solução. Ela aumenta a produtividade da obra e a possibilidade de monitoramento, favorecendo a melhor qualidade das obras entregues.

Denomina-se como uma gestão de obra 360 aquela que proporciona a troca de informações de planejamento, execução, monitoramento e validação de serviços pela qualidade. Em uma escala 360°, a gestão atinge o canteiro em sua totalidade, de ponta a ponta, do terceirizado aos gestores que precisam medir para gerenciar.

Os profissionais responsáveis pelos dados da obra, que acompanham suas obras no modelo de gestão 360, evitam desperdícios em seu canteiro, descobrem quais atividades estão atrasadas e quais as prioridades eles devem focar para atingir os objetivos de prazo, custo e qualidade das obras. Por esses fatores, e outros, esse é o modelo de gestão de obra mais eficiente do mercado e que mais cresce pelo mundo.

Com sua metodologia de ações baseados em números e efetuado por trabalhadores comprometidos com ações eficientes, a gestão 360 gera resultados capazes de mudar o patamar de uma construtora. Seguindo a risca o cronograma de ações da obra, as atitudes são pautadas na descentralização planejada e na comunicação transparente.

Se você ainda não conhece esse modelo, ou não sabe como alcança-lo, da uma lida no nosso material. Assim, você aprende a importância da metodologia, aplica em seu canteiro de obra, e ganha em melhorias!

O que eu perco em não ter uma gestão de obras 360?

Em um ambiente cada vez mais competitivo, é indispensável que as empresas de construção repensem a sua maneira de processar e gerir suas obras. As rotinas de trabalho das construtoras que não possuem uma gestão de obra 360, com atitudes bem traçadas e baseada em dados, são feitas de muitos retrabalhos, perdendo muitas horas por semana em atividades banais, que podem ser melhor aproveitados.

Dados da Autodesk mostram que as empresas que não fazem gestão de obras de ponta a ponta gastam, em média, 35 horas em atividades básicas. Dessa forma, as atividades mais trabalhosas para atividades manuais no dia a dia das obras são:

  • 11,2 horas/semana gastos na execução e coordenação do projeto
  • 8,2 horas/semana gastos para interação com as partes interessadas do projeto
  • 7 horas/semana gastos na organização dos trabalhos
  • 4,7 horas/semana gastos para resolução de conflitos
  • 3,9 horas/semana gastos lidando com erros e retrabalhos

Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que em 2019 apenas 8% dos canteiros de todo o mundo tomam decisões baseadas em dados simultâneos. Logo, 90% destes não são estruturados e não contribuem efetivamente para a produção da obra. Esse fatores contribuem efetivamente para problemas em prazos, custo e qualidade na entrega dos canteiros.

gestão de obras 360
Em uma gestão de obras 360, os dados falam sobre a obra.

Definitivamente, quem não adere a esse modelo, não acompanha as tendências mundiais de crescimento para o setor da construção. Além disso, não entrega as obras com a qualidade que poderia, gere com ineficiência e gasta mais do que deveria.

O que eu ganho com uma gestão de obras 360?

Construtoras e incorporadoras que já adotaram uma gestão de obra 360 estão causando impactos positivos na sustentabilidade econômica, ambiental e social da região e da própria empresa. Em números reais, as empresas que já aderiram essa gestão conseguem ter 2x mais aderência ao seu planejamento na execução das obras, trazendo mais eficiência para o projeto.

Com a utilização dessa metodologia, a produtividade total do canteiro de obras tem um aumento de 15%, enquanto a agilidade na resolução das atividades fornece uma economia de até 10% dos custos globais de produção. Assim, contribuindo para a sustentabilidade econômica do setor construtivo.

O uso da metodologia de gestão de obra 360 reorganiza as produções em prol do meio ambiente, evitando situações que geram entulhos, improdutividades, o uso do papel e outros tipos de desperdícios que antes demoravam muito para serem identificados.

A gestão ajuda rotineiramente na segurança do trabalho e das equipes de campo, alertando os gestores quando são identificadas não conformidades nos procedimentos de segurança da construtora.

A automação de etapas gera uma perda menor de tempo. Isso faz com que os gestores tenham mais disponibilidade para controlar a operação, gerando assim, melhores resultados para a empresa. Afinal, se colocarmos no papel, na dualidade de custo x benefício e na facilidade de implantação, quanto mais automatizada uma obra for, melhor.

Existe algum software de gestão de obras 360 na construção civil?

De fato, uma gestão de obras eficiente é fundamental para um bom funcionamento de uma construtora. Fazer uma administração que olhe para todas as vertentes da construção, de ponta a ponta, de maneira manual, é muito difícil. Na realidade, é quase que impossível fazer isso sem a ajuda de um software e alcançar bons resultados.

Existem poucos aplicativos no mercado brasileiro que conseguem planejar, acompanhar e intervir (quando necessário) do início ao fim de um projeto. Estamos falando de um monitoramento que possibilita dar prioridade à tríade qualidade, prazo e custo.

O software ideal para sua construtora deve ser uma ferramenta que consiga realizar a gestão 360 baseada em dados e cronogramas, e os transformados em dashboards intuitivos. Além disso, possuir um bom suporte técnico e seja desenvolvido por uma empresa séria, para que você compre o que pode ser cumprido.

Com sua capacidade de integração com outros aplicativos, e o poder de aderir todos esses requisitos comentados até então, a Agilean torna-se a ferramenta mais funcional e completa da construção civil para uma gestão de obra 360.

Dica: o vídeo abaixo apresenta o case de uma construtora cearense referência em gestão de obras, a Mota Machado. Antes de explorar a funcionalidade da Agilean, a empresa tinha outra rotina para planejar e realizar atividades. Agora, com o recurso, a gestão ficou mais ágil.

A Agilean

A Agilean é a maior plataforma de Gestão Lean do Brasil, que traz inovação na gestão de obras do planejamento ao canteiro de obras. A agilidade está em nosso nome e DNA. Por isso, representamos uma nova forma de pensar e fazer obras: sem desperdício e com máxima produtividade.

Pioneiros em transformação digital nos canteiros de obras em todo o país, a Agilean é a única a integrar o Lean e o BIM, com módulo Gestão de Empreiteiros. Essas funcionalidades, unidas ao uso da A-Val, primeira assistente virtual especialista em Lean do mercado, faz com que a gestão de obra seja acessível.

Com uma visão de obras 360, fornecemos planejamento, gestão das informações, qualidade do produto e indicadores para todos os níveis presentes no plano estratégico de produção de uma obra. Causamos impacto direto para todos os profissionais, tanto para quem está no escritório, quanto para quem está no canteiro. 

Assim, conectamos os times de produção ao planejamento da obra através do nosso aplicativo, com as tarefas chegando diretamente às equipes de trabalho, entregando qualidade e tecnologia. A Agilean permite o controle total sobre as tarefas em tempo real, eliminando a necessidade de se ir a campo buscar atualizações.

Ver mais