Planejamento e execução de estratégias empresariais são alguns dos principais desafios que as lideranças encontram para o sucesso de suas empresas por todo o mundo. Nesse cenário competitivo, ter uma estratégia consolidada de gestão, como uma OKR na construção, para o setor construtivo, é um diferencial para construtoras se destacarem no mercado.
A OKR é uma metodologia que define os objetivos que a empresa quer chegar e os resultados-chave que ajudarão a organização chegar lá. A lógica da OKR é amplamente usada na construção civil, como também em outros setores da sociedade.
Assim, no mundo dos canteiros de obra, a OKR tem a missão de mostrar os indicadores necessários para materializar os objetivos que a sua construtora quer atingir e ajudar a alcançá-los.
Afinal, o que é OKR?
A sigla OKR quer dizer “Objectives and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-Chave”, em tradução livre. OKR é uma metodologia de gestão utilizada por muitas organizações mundiais, como Google, Twitter, Adobe, Microsoft e LinkedIn. Além de grandes empresas e construtoras no Brasil.
Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, ainda na década de 70, criou a metodologia de OKR. Na época, a Intel passava por grandes mudanças de estratégias de gestão e o executivo enxergou a necessidade de ter todos os colaboradores com o trabalho focado para o que era realmente importante para o crescimento da empresa naquele momento.
A OKR teve sua popularidade no final da década de 90, quando John Doerr ofereceu a metodologia às lideranças da Google, que iniciava sua história. Assim, com o pioneirismo da empresa aderindo a metodologia OKR, outras empresas do Vale do Silício com a mesma mentalidade inovadora seguiram o exemplo da gigante da tecnologia.
A base que orienta a metodologia é definir onde a empresa quer chegar (O – Objectives), que devem ser qualitativos e ambiciosos, e como saber se estão chegando (KR – Key Results), que devem ser mensuráveis e quantificáveis. De fato, a definição dessas métricas deve acontecer de forma colaborativa, onde todos possam participar do processo.
Características que tornam a metodologia OKR eficaz
- Transparência: como dito anteriormente, a metodologia OKR é feita de forma colaborativa, portanto todos os colaboradores precisam estar cientes, compreender e acompanhar o andamento de todos os objetivos e resultados-chave da empresa.
- Simplicidade: a metodologia OKR pode ser aplicada a qualquer processo e time da empresa, desde o estagiário ao CEO. O processo deve ser simples e claro para ser absorvido fácil e rapidamente por todos. Por isso, se está complicado, está sendo feito de forma incorreta.
- Engajamento: a OKR é responsabilidade de todos. Todos os colaboradores da organização têm de estar envolvidos diretamente com seus objetivos e resultados-chave para alcançá-los.
- Metrificação: todos os objetivos devem ser mensuráveis. Os números vão ajudar na percepção do andamento do alcance dos resultados planejados. Essa metrificação serve também para uma possível mudança de caminho, caso seja percebido que as ações planejadas para conquistar os resultados não estão surtindo efeito.
Gestão por indicadores da construção civil
Os indicadores são referências que permitem quantificar e materializar a eficiência de cada processo ou projeto na sua organização. Na construção civil, muitas construtoras ainda possuem algum receio e resistência em seu uso, mas o uso de indicadores torna as coisas muito mais fáceis.
Por fim, o uso de OKR na construção traz inúmeros benefícios. A definição dos objetivos e resultados-chave através de seus indicadores quantificáveis possibilita tomadas de decisões muito mais assertivas e seguras.
Saiba quais indicadores da construção civil você deve acompanhar.
Diferenças entre OKR e as metodologias tradicionais
Ao contrário de algumas metodologias tradicionais, a OKR tem metas definidas em períodos curtos, o que permite objetivos alcançados e correções de rota mais rapidamente. Além disso, por ser disseminada por todo o time, consegue gerar um engajamento muito maior de seus colaboradores.
Ao usar essa metodologia ágil, você começará a medir os resultados e não os esforços de cada demanda. Assim, de que você terá todos os KRs, ou resultados-chave, reportados toda semana, permitindo ajustes que permitam o alcance dos objetivos traçados ao final do trimestre.
E qual a importância da OKR na construção?
A utilização da metodologia OKR na construção pode ser um trunfo poderoso de crescimento, devido aos benefícios que a OKR pode trazer. Entre eles estão:
- Definir metas e indicadores para coibir desperdícios de materiais pode significar uma grande economia para os cofres da construtora;
- Estabelecer objetivos periódicos é uma ótima prática para que os prazos que foram acordados com o cliente sejam cumpridos à risca.
- Os benefícios para a área da construção são inúmeros, já que cada time, seja dentro do canteiro ou não, pode criar seus objetivos e resultados-chave para a otimização de suas demandas e resultados.
Por isso, na prática, para implantar OKR na construção é preciso seguir alguns passos. Confira a seguir uma lista simplificada.
- Organize as perspectivas: O primeiro passo deve ser conscientizar e passar o conceito da metodologia para todos os colaboradores, explicando como os objetivos que serão definidos e as métricas de resultados afetam a performance das equipes em geral.
- Defina os objetivos que sua empresa quer conseguir: Defina objetivos que sejam qualitativos e desafiadores. As metas sonhadas devem ser ambiciosas e ao mesmo tempo alcançáveis para que não haja a sensação de que é muito fácil e não demanda tanto esforço, nem de que o objetivo é impossível de conseguir.
- Liste de 2 a 5 resultados-chave para cada objetivo a ser alcançado: Os key results serão as metas que você deve alcançar para que os objetivos sejam conquistados.
- Alinhe os objetivos com sua equipe: Como já dito anteriormente, a metodologia OKR não é uma responsabilidade apenas das lideranças, todos os colaboradores devem participar e estar cientes de suas ações para a realização dos resultados-chave e conquista dos objetivos.
- Atualize periodicamente o alcance de cada resultado: Os resultados-chave devem ser mensuráveis e quantificáveis. É recomendado a análise mensal de como está o andamento dos números conquistados.
- Mantenha o processo em ciclos curtos: Defina prazos curtos para análise e revisão de OKRs. É recomendável que as revisões sejam feitas trimestralmente para avaliação de resultados e mudanças de rota, caso necessário.
- Transparência das informações: Uma estratégia de OKRs bem-sucedida só é possível com a máxima transparência de todas as informações. Os resultados, independentemente dos times responsáveis, devem ser compartilhados com todos os colaboradores, o que garante times mais engajados e focados nos objetivos da empresa.
Exemplos de OKR na construção
- Objetivo: Realizar a entrega da fundação profunda do projeto em 1 mês;
- Resultado-chave 1: Mapear as quantidades para definição das metas diárias
- Resultado-chave 2: Contratar a empresa responsável pela execução dos serviços
- Resultado-chave 3: Monitoramento contínuo da produtividade
- Objetivo: Aumentar a produção do time em 15% no próximo semestre.
- Resultado-chave 1: Fazer a contratação de mais 5 funcionários
- Resultado-chave 2: Investir em novos equipamentos, renovando 50% deles até o fim do semestre
- Objetivo: Melhorar a satisfação dos clientes
- Resultado-chave 1: Realizar uma pesquisa com todos os clientes nos próximos três meses
- Resultado-chave 2: Elaborar um plano de ação com os resultados para o semestre seguinte
- Objetivo: Garantir sustentabilidade financeira da empresa
- Resultado-chave 1: Aumentar o faturamento em 20%
- Resultado-chave 2: Reduzir custos operacionais em 20%
- Resultado-chave 3: Reduzir custos em contratação em 10%
- Objetivo: Fazer da empresa uma máquina de vendas
- Resultado-chave 1: Aprimorar e otimizar o funil de vendas em até dois meses
- Resultado-chave 2: Melhorar a taxa de conversão de oportunidades para 30%
- Resultado-chave 3: Diminuir em 50% o tempo de resposta para novos leads
Conclusão
Especialmente na construção civil, adotar uma gestão orientada a dados, com aferição constante de resultados, é premissa básica para o sucesso da construtora ou incorporadora. Afinal, são os indicadores – seja de OKR ou outra metodologia – que indicam se a empresa está ou não no caminho certo.
Algumas empresas, como a Alea, da Construtora Tenda, começaram a usar OKRs somente com as lideranças, mas hoje a metodologia já faz parte da rotina de todo o time que faz parte do projeto. Em outras construtoras, como na Amplus Construtora e na Dimas, o uso de metodologias ágeis vai além das OKRs. A empresa também utiliza Scrum, Lean, Design Thinking, entre outras.
De fato, a combinação de metodologias pode trazer inúmeros benefícios para as construtoras, consolidando uma gestão orientada a dados e indicadores.