Otimização do plano de obra na Andrade Gutierrez

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A construtora Andrade Gutierrez, uma das maiores do Brasil, com mais de 900 projetos de grande porte entregues, tem buscado resolver seus principais desafios de obra com novas tecnologias, através do seu centro de inovação aberta: o Vetor AG.

Hoje, o Vetor AG é um dos principais programas de aceleração de startups do Brasil, proporcionando a diversas empresas a possibilidade de desenvolvimento de suas soluções dentro das maiores obras do país.

O Agilean, por exemplo, foi incorporado à Andrade Gutierrez através do 2º ciclo do Vetor AG, em 2019, que contou com mais de 200 startups inscritas e 9 selecionadas. Durante a nossa jornada no programa, houve grande sinergia entre a cultura do Lean Construction da Andrade Gutierrez e a metodologia embarcada no Agilean.

“O que nos chamou atenção foi a sinergia entre o Agilean e as práticas de Lean Constrution que temos, junto à otimização de 60% do nosso tempo de planejamento“, afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez.

Assim, o resultado foi uma rápida implantação, sendo o Agilean a primeira solução do 2º ciclo do Vetor AG a assinar contrato com uma obra da Andrade Gutierrez. Com isso, a construtora teve a possibilidade de transformar seus processos, principalmente o plano de obra. Continue a leitura após o vídeo para saber mais sobre a implantação! 

Plano de obra otimizado

Por meio da aplicação do módulo de planejamento do Agilean, a Andrade Gutierrez abandonou de uma vez por todas o uso do excel para elaboração de seus cronogramas de médio e curto prazo. Assim, passou a fazer todo o processo de forma automatizada e integrada às necessidades da filosofia Lean.

Dessa forma, os gestores de obras conseguiram ter mais tempo para estratégias de ataque à produção, simulando, em poucos minutos, diversos cenários na ferramenta, além de aplicar na obra um planejamento fundamentado no Lean Construction. Também foi possível repassar o planejamento aos times de produção já com as restrições para execução gerenciadas e removidas dentro do módulo de Last Planner, do Agilean.

Além da redução do tempo de elaboração do cronograma, a ferramenta permitiu ainda que a Andrade Gutierrez trabalhasse com o planejamento em diferentes tipos de cenários, reduzindo o risco de atraso na execução da obra. 

E outra grande vantagem identificada pela empresa foi a facilidade de reprogramação durante o andamento da obra, com o apoio da inteligência artificial, recurso exclusivo do Agilean, que permite o replanejamento da obra de forma totalmente automática com apenas um clique.

Antes do Agilean

Antes da transformação digital com o Agilean, a empresa realizava de forma manual os apontamentos da produção e apresentava seus resultados em painéis analógicos com uso de papel. Dessa forma, a atualização constante dos indicadores representava um grande desafio e carga operacional para os gestores das obras. 

Com o uso do Agilean, os painéis analógicos foram substituídos por dashboards interativos, atualizados em tempo real, e que conectam os gestores diretamente com o canteiro de obras, eliminando toda a carga operacional necessária para geração dos indicadores a respeito da produção.

“Com o Agilean, agilizamos o processo de criação e revisão da Linha de Balanço, de forma que foi possível rapidamente criar e modificar as linhas à medida que as revisões no planejamento fossem necessárias. Durante o uso do protótipo na obra de Paracatu de Baixo, obtivemos uma economia de tempo dos colaboradores de planejamento, versatilidade visual e dimensionamento das equipes”, explica Luiz Felipe Tinoco, do time de Excelência Operacional da Andrade Gutierrez.

Impacto do Agilean no negócio

  • Redução de 60% do tempo de planejamento
  • Integração total entre planejamento e execução
  • Indicadores da produção em tempo real
  • Aderência total com as práticas do Lean Construction

Veja como o Agilean ajudou o time de Excelência Operacional da Andrade Gutierrez: