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Como criar uma linha de balanço: veja o passo a passo

Como criar uma linha de balanço: veja o passo a passo

André Quinderé
24 de novembro de 2022
3 min

Criada há mais de 80 anos, a linha de balanço é uma ferramenta e metodologia de planejamento para gerenciamento eficiente de qualquer obra. Por isso, entender como criar uma linha de balanço é essencial em qualquer projeto, especialmente aqueles que possuem algum padrão de repetição. 

Amplamente usada no Lean Construction, a linha de balanço permite otimizar e visualizar todas as informações necessárias para executar a obra de maneira eficiente. Na prática, o planejamento funciona da seguinte forma:

Os pavimentos ou unidades do projeto ficam dispostos em uma coluna, enquanto o calendário fica disposto em uma linha do tempo. Assim, o cronograma é colocado nessa matriz e gera um gráfico para análise dos serviços, garantindo uma melhor visualização de cada etapa da obra.

Esse cronograma é separado por atividades e cada uma delas deve ter uma data de início e uma previsão de conclusão.

Atualmente, já existem softwares, como o Agilean Starter, que geram uma linha de balanço de forma simples e rápida, permitindo atualizações necessárias ao longo do projeto. Quer entender como criar uma linha de balanço na prática? Então continue a leitura e confira o passo a passo a seguir!

Benefícios

Antes de entrar na parte prática, cabe ressaltar que a metodologia de linha de balanço pode trazer inúmeros benefícios para sua obra, como:

  • Melhor visualização, organização e entendimento: a linha de balanço proporciona melhores visualização, organização e entendimento do andamento e atividades da obra por todos os profissionais envolvidos no projeto;
  • Encontrar o ritmo ideal de execução do projeto: cada atividade tem um ritmo próprio de execução e a linha de balanço proporciona uma visualização que torna a definição do ritmo de cada atividade muito mais fácil a fim de manter um fluxo contínuo e evitar desperdícios;
  • Visão mais ampla, simples e rápida dos serviços: permite ver os serviços que estão adiantados ou atrasados e oferece uma visualização dos recursos operacionais que podem ser descartados ou realocados, caso necessário;
  • Trabalho mais integrado, colaborativo e contínuo: a linha de balanço, na prática, torna a comunicação entre as equipes muito mais eficiente, devido à democratização das informações, facilitando a troca de informações entre os gestores da obra e a mão de obra do canteiro;
  • Proporciona controle maior da obra e no ritmo em que as atividades estão sendo feitas: evita períodos de ociosidade entre os profissionais e impede que haja interrupções na produção. Assim, o controle adquirido proporciona a possibilidade de implementação de soluções para aumento de produtividade;
  • Menos atrasos e desperdícios: quanto mais assertivo for o planejamento, menos recursos serão desperdiçados. Ter uma visão total dos serviços, permite visualizar quais recursos operacionais podem ou precisam ser realocados em outras obras ou descartados;
  • Mostra quais unidades foram concluídas em tempo real, bem como as atividades e suas equipes de trabalho: ter essas informações disponíveis oferece um maior controle com relação ao prazo de entrega final e evita adiamentos e descontentamentos dos seus clientes;
  • Gerar tomadas de decisões mais assertivas: com a clareza das informações que a linha de balanço proporciona, fica muito mais fácil saber qual caminho seguir, propiciando uma gestão orientada por indicadores;
  • Redução de custos do projeto: decisões mais assertivas, melhor visualização de todas as etapas do processo e um planejamento adequado geram economia de recursos e redução de retrabalho.

Conceitos básicos de uma linha de balanço

A linha de balanço possui três conceitos básicos: uma unidade base, uma equipe especializada e o ritmo da linha de balanço.

A unidade base é referência da programação; pode ser um pavimento, casa, entre outras coisas. Já a equipe especializada, é o time de operários selecionado especificamente para realizar uma determinada atividade e é responsável pela repetição dessa atividade em todas as unidades base.

Por fim, mas não menos importante, vem o ritmo da linha de balanço, que equivale à quantidade de dias que cada equipe especializada permanece em uma unidade base. E saiba que o ritmo é muito mais importante que a velocidade. Dando cadência ao processo, você vai gastar menos tempo e menos recursos financeiros.

Os grandes objetivos da metodologia de linha de balanço são: encontrar o melhor ritmo para a entrega das unidades base; garantir a manutenção de um fluxo contínuo dos recursos ao longo das unidades base; e tirar o máximo de proveito das repetições do trabalho para ganho de produtividade na sua obra.

Desse modo, para criar uma linha de balanço, você precisa antes:

  1. Determinar quais serão as unidades repetitivas;
  2. Estabelecer quais serão as atividades contínuas;
  3. Realizar o levantamento da mão de obra;
  4. Determinar qual será a duração de cada atividade programada;
  5. Realizar a montagem da sequência das atividades que serão realizadas;
  6. Encontrar o melhor ritmo de execução dentro do prazo estabelecido;
  7. Definir o número de equipes;
  8. Definir qual a melhor estratégia de execução.

Passo a passo: crie a linha de balanço com o Agilean Starter

Diversas pesquisas apontam que, em média, cerca de 75% das obras de construção civil atrasam. Isso acontece devido aos métodos ultrapassados que grande parte das construtoras ainda utilizam para fazer o planejamento da obra.

Hoje em dia já existem ferramentas capazes de ajudar a criar o seu planejamento de maneira muito mais rápida, assertiva e eficaz. O Agilean Starter, versão gratuita da Agilean, é uma plataforma capaz de reduzir até 60% do tempo gasto no planejamento da sua obra.

Conheça o passo a passo de como criar uma linha de balanço em poucos minutos usando o Agilean Starter:

1: Acesse a Microsoft Store e busque pela ferramenta Agilean Starter. Realize o download e abra a plataforma;

2: Com a plataforma aberta, vá até a aba “tipologia”, onde você vai cadastrar a EAP (Estrutura Analítica de Projetos) do seu planejamento. Em outras palavras, é onde você vai definir a divisão dos locais e sublocais da sua obra;

3: Clique em adicionar local e realize o cadastro dos seus blocos;

Passo 03

4: Você pode adicionar, dentro de cada bloco, os sublocais, para fazer o detalhamento do seu projeto;

Passo 04

5: Desse modo, agora, é hora de realizar o cadastro da sua rede de predecessores, nesse local você irá cadastrar todas as etapas. Nesse instante, para operacionalizar a ERP do seu planejamento, você irá trabalhar o fluxo construtivo. Vá até a aba “rede” e, ao lado esquerdo, clique em “adicionar etapa”;

Passo 05

6: Agora você deve adicionar as conexões entre as etapas que foram adicionadas no passo anterior. Isso vai definir qual a relação de sucessão de cada uma das etapas. Clique no ícone de adicionar conexão e arraste com o mouse para criar as conexões de sucessão e após concluir o processo, salve as informações;

Passo 06

Obs: Você pode realizar a configuração de cada etapa, fornecendo um nome e indicando a duração de cada atividade que será realizada. Você pode escolher uma cor característica para melhor identificação da etapa, entre outras funcionalidades. Basta clicar no ícone de cada etapa e inserir as informações.

Configuração de cada etapa

7: Após salvar as informações, vá até a aba “planejamento” e, dentro dela, clique no ícone “adicionar linha”. Dentro dessa caixa, você vai linkar o bloco ao diagrama correspondente e aplicar aos seus locais e clicar em ok.

Passo 07

8: A linha de balanço será criada automaticamente quando você preencher as informações solicitadas, como datas, relações de sucessão e outros,

Linha de balanço

Assim, se você também deseja gerar uma linha de balanço em pouco minutos (e de forma gratuita) para a sua obra, acesse agora mesmo o Agilean Starter!

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